Instituto Mário Cardi vai defender gratuitamente pacientes com câncer


O Instituto Mário Cardi Filho assinou um termo de parceria com o MTMamma para atendimento jurídico gratuito às mulheres em tratamento contra o câncer, assistidas pela instituição. O documento foi assinado, na tarde desta terça-feira (25/09), na sede do MT Mamma.

Durante o encontro, o Diretor Presidente do Instituto Mário Cardi Filho, o advogado Ussiel Tavares ressaltou a intenção do Instituto vai além de oferecer apoio e assessoramento jurídico sem custo para pacientes com câncer. “Nossa missão é mostrar para essas pessoas todos os direitos que elas tem. Auxiliar os órgãos competentes a promover justiça a eles nesse momento tão difícil. Buscaremos o caminho mais rápido, a conciliação. Mas, se for necessário estamos prontos para o enfrentamento, para ir à luta junto com eles em busca desses direitos”, explicou.

Ussiel Tavares conta que o Instituto tem a vocação de buscar constante aprimoramento técnico, evolução dos conhecimentos jurídicos e desenvolver atividades de caráter social. “Mário Cardi foi mais do que um exemplar sócio e um querido amigo, foi um grande incentivador da prática solidária. Nada mais justo do que colocar o Instituto que leva seu nome à disposição de pacientes com câncer, doença que ele lutou bravamente enquanto esteve entre nós”, explicou.

A presidente do MTMamma Cleuza Dias leite ressaltou que a parceria vai auxiliar diversas pessoas em condições de vulnerabilidade. “Essa parceria é importantíssima por conta dos problemas que vivemos no dia a dia aqui, pois além do câncer de mama, a pessoa ainda está passando pela privação dos seus direitos.”

Ela explica que esses problemas impactam diretamente na recuperação das pacientes assistidas pela instituição. “Além do impacto que tem na continuidade do seu tratamento, existe o fator psicológico. Nós sabemos que a mente comanda muita coisa. A negativa de um direito, obviamente, influencia no tratamento.”

Durante a assinatura do convênio, Cleuza relembrou o caso recente de uma assistida que teve a continuidade da quimioterapia negada depois de passar pelo tratamento por um ano. Depois de três meses de luta na justiça conseguiu restabelecer, mas a demora foi fatal. “A quimioterapia no caso dessa pessoa representava ela estar viva, estar bem, vivendo as coisas do dia a dia dela. Com a negativa desse tratamento tudo o que o medicamento tinha feito no organismo dela regrediu. Há poucos dias ela veio a óbito. Essas decisões fazem a diferença entre a vida e a morte e nesse caso, infelizmente, perdemos para a morte”, lamentou.

O Instituto Mário Cardi Filho vai atender as assistidas do MTMamma gratuitamente. Além do trabalho jurídico especializado oferecido gratuitamente às pacientes, serão realizados encontros para promover a troca de informações com as pacientes sobre os inúmeros direitos delas. “Um paciente com câncer tem diversos direitos que poderiam ajudá-lo no enfrentamento da doença. Por exemplo, quitar financiamentos do sistema financeiro, isenção de alguns impostos, auxílios financeiros, em transporte coletivo, entre outros. A nossa meta é fornecer informação e apoio jurídico para essas pessoas.”

Às vésperas do Outubro Rosa, Cleuza Dias explica que a parceria foi comemorada na instituição. “Quando foi anunciado que teríamos esse apoio jurídico foi uma alegria total porque as pessoas não fazem ideia do que passamos aqui para garantir esses direitos. Gratidão é a palavra para esse apoio para as assistidas do MTMamma.”

Mário Cardi Filho

Mário Cardi Filho foi advogado e faleceu em 2014, vítima de câncer, razão pela qual o INSTITUTO desenvolve atividades de assistência social, com foco especial no atendimento a pessoas portadoras de câncer, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre os seus direitos e adoção de medidas judiciais e extrajudiciais para o exercício desses direitos.

O Instituto

O INSTITUTO MÁRIO CARDI FILHO é uma associação com o objetivo de desenvolver atividades de caráter cultural, artístico, jurídico, educacional, social, esportivo, beneficente, dentre outros. O INSTITUTO está sediado na Rua Antônio Maria Coelho, 574, Centro Sul, em Cuiabá.

Idealizado pelo Dr. Ussiel Tavares da Silva Filho, amigo e sócio de Mário Cardi Filho, e dezenas de outras pessoas que fizeram parte do círculo profissional e de amigos de Mário, o INSTITUTO é uma forma de prestar homenagem ao Dr. Mário Cardi Filho, advogado e entusiasta do desenvolvimento cultural, intelectual e do debate jurídico.

O INSTITUTO, criado especialmente para fomentar o desenvolvimento do estudo jurídico e da cultura, possui espaço com auditório onde são oferecidas palestras, cursos de aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de abrigar manifestações artísticas e culturais.

Fonte: Folhamax

Inst. Mario Cardi Filho

Cuiabá - MT

Rua Joaquim Murtinho, nº 683, Centro
Cuiabá - MT CEP 78020-290

65 3321 2074

contato@tavaresmb.com.br
civel@tavaresmb.com.br
trabalhista@tavaresmb.com.br

2018 - Todos os direitos reservados