Ussiel Tavares defende protagonismo da OAB na reforma política


Um encontro virtual da OAB Mato Grosso reuniu grandes nomes da advocacia brasileira e da Ordem dos Advogados do Brasil, na manhã desta quinta-feira (13/8). O evento, transmitido ao vivo pelo canal da instituição no Youtube, faz parte das comemorações ao mês da advocacia e contou com apresentações dos ex-presidentes da OAB Nacional: Claudio Lamarchia, Roberto Busato, Ophir Cavalcante, Marcus Vinícius Coelho e Cezar Britto. A live teve a mediação dos advogados e ex-presidentes da seccional Mato Grosso Francisco Faiad e Ussiel Tavares.

Na oportunidade, o advogado Ussiel cumprimentou as autoridades e ressaltou a importância de utilizar a história de lutas e vitórias da Ordem para buscar o engajamento necessário à promoção de mudanças indispensáveis nos tempos atuais. “Hoje, vivemos um momento muito complicado institucionalmente, uma balbúrdia institucional. Acredito que a OAB deveria aproveitar o momento oportuno para se colocar como porta-voz de uma pacificação institucional. O atual presidente da república é de difícil diálogo, mas a OAB poderia capitanear uma reforma política ao invés de entrar em frequentes embates.”

Para Ussiel, a corrupção, o “caixa 2” e outros problemas que assolam a democracia estão ligados a situações que poderiam ser resolvidas pela reforma política. “O candidato precisa fazer um arco de aliança para se eleger, depois para poder governar. Quando vai se eleger precisa de um maior número de partidos possível e aí que podem acontecer alguns deslizes. Tudo isso está ligado ao custo da campanha. Acho que a OAB com tantas mentes brilhantes poderia sim, fora do debate do nós contra eles, pacificar.”

O ex-presidente da OAB-MT ressalta que está na hora de colocar como prioridade o país. “Se não houver essa pacificação teremos grandes problemas pela frente, inclusive de governabilidade. Para nós, não interessa essa desordem e enfrentamento, pois, além de ser totalmente desnecessário, é prejudicial para a própria OAB”, disse Tavares.

História da Advocacia de Mato Grosso

O ex-presidente da OAB Nacional, Roberto Busato não escondeu a satisfação em participar de um evento com grandes advogados, pessoas que deixaram marcas importantes na OAB. “O Ussiel Tavares é meu irmão de casa, meu irmão de coração, pessoa que eu convivi de uma forma muito intensa e o Ussiel foi o presidente da seccional quando eu era tesoureiro do Conselho Federal, quando tive a incumbência de construir a sede da OAB de Mato Grosso”, disse durante o evento.

Ele relembrou o início da construção da atual sede da OAB-MT, período em que Ussiel estava no comando da instituição. “No primeiro dia, o Ussiel é testemunha, eu fiquei surpreso. A sede está no melhor lugar de Cuiabá, está perto do Tribunal, do palácio do governo. Ao ver os projetos, fiquei surpreso até entender o espírito da sede. Eram espaços amplos, abertos, um novo conceito de sede, uma sede sem barreiras, sem cancelas para o advogado. Foi uma obra magnifica, eu me realizei muito na construção dessa sede de Cuiabá.”

O presidente da OAB Mato Grosso, Leonardo Campos, agradeceu a presença de todos no evento, que durou cerca de 2 horas e meia. “Para nós da OAB Mato Grosso é uma honra sem precedentes receber tamanha representatividade da advocacia brasileira nessa live. O evento está disponível no canal do Youtube da OAB Mato Grosso. Para assistir clique aqui

Inst. Mario Cardi Filho

Cuiabá - MT

Rua Joaquim Murtinho, nº 683, Centro
Cuiabá - MT CEP 78020-290

65 3321 2074

contato@tavaresmb.com.br
civel@tavaresmb.com.br
trabalhista@tavaresmb.com.br

2018 - Todos os direitos reservados